segunda-feira, 15 de dezembro de 2008






As profundas alterações provocadas pela Revolução Industrial atingiram também a arquitectura. A influência da técnica associada à utilização de novos materiais, nomeadamente, o ferro o aço e outros, acabaram por impor novas soluções arquitectónicas mais ajustadas às características da civilização industrial. No final do século XIX assistiu-se ao triunfo da arquitectura do ferro.
A estrutura metálica revolucionou este tipo de arte, envolvendo novas e mais belas formas nos monumentos em que foi aplicada, entre os quais as pontes sobre o Douro.
O Porto é, na Europa, a cidade que mais cedo utiliza a arquitectura de ferro.
A ponte de D. Maria Pia foi uma obra construída "no limite das possibilidades clássicas da construção metálica ". Disse-o, há mais de cem anos, Eiffel, o notável engenheiro francês que, na viragem do século, deu o nome à celebre torre de Paris.
Na sua época a Ponte D. Maria Pia foi uma obra de engenharia que deslumbrou portugueses e estrangeiros.
Gustavo Eiffel realizou sobre o Douro um audacioso e criativo trabalho.
A construção da Ponte iniciou-se em Janeiro de 1876, concluindo-se em Outubro de 1877.Ocuparam-se 150 operários e utilizaram-se 1.600.000 quilos de ferro. As dimensões exigidas pela largura do rio e das escarpas envolventes, foi considerado o maior vão construído até essa data, aplicando métodos revolucionários para a época.
Testes à segurança foram efectuados como o emprego dos meios existentes e essa segurança foi largamente comprovada pela utilização, durante mais de 100 anos, ao serviço do caminho de ferro.
A inauguração em 4 de Novembro de 1877, foi presidida pelo rei D. Luís I e pela Rainha D. Maria Pia, que lhe deu o nome.
Esta Ponte, exclusiva para a ligação ferroviária Lisboa Porto, proporcionou uma maior cultura para o Porto e as suas gentes.
Evoluíram os tempos e em 1991, com o aparecimento da nova Ponte de São João, a de D. Maria Pia, foi desactivada.
Porém, no dia da comemoração dos 120 anos da sua inauguração, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, apresentou o "Projecto de Comboio Turístico e Histórico" visando a valorização de rota das Caves do Vinho do Porto e as Escarpas do Douro.
O Turismo irá fazer reviver a velha Ponte.

Um comentário:

Unknown disse...

Quero felicitar este trabalho,pois não tinha conhecimento destes factos acho muito importante este estudo para a nossa cidade um bem haja á Sara,Mónica,Soráia,Catarina e Ricardo Parabens.